Google Ads, SEO
Anúncio online ou anúncio convencional: qual escolher? A Good Ads explica!
Há cerca de 30 anos atrás, quando você precisava anunciar um produto ou um serviço, deveria recorrer à mídia convencional, ou ainda estratégias ortodoxas.
Ou seja, rádio, TV, jornal, revistas ou ainda panfletagem, outdoors ou pessoas com fantasias toscas distribuindo flyers. Brincadeiras à parte, mas definitivamente era assim que ocorria.
A discrepância entre quem tinha verba para publicidade (média ou grande empresa) para quem não tinha esse poderio publicitário (micro e pequenas empresas) era grande.
Com a internet surgindo, isso mudou. O jogo não necessariamente inverteu, mas a régua que separava diminuiu substancialmente.
Em função das diversas formas de fazer publicidade, nota-se que a criatividade ganhou corpo, e atualmente se equivale, inclusive, ao orçamento destinado.
Os tipos de anúncio convencional
Anúncio convencional já é conhecido e propagado com intensidade hoje. Ele pode ser oriundo da mídia ou de estratégias mais arcaicas, por assim dizer.
Abrange-se, portanto, o uso das mídias tradicionais, como rádio e jornal local para anunciar um pequeno negócio municipal. Ou ainda a televisão ou um outdoor para atingir um determinado público regional, sem perder a grande massa ou novos clientes.
Enfim, as estratégias convencionais de marketing são bastante conhecidas e já utilizadas há anos pelas empresas.
Ainda há uma relutância muito forte em descartá-las por completo, uma vez que ainda é tida como a mais eficiente forma de atingir um público que ainda consome pouca publicidade online, e também de uma determinada região.
Assim, dentro de uma pequena cidade, uma pequena empresa geralmente vai optar por anunciar em uma rádio local, por exemplo.
Contudo, o quanto isso é rentável hoje em dia? E será que não é possível segmentar totalmente o anúncio online para direcionar a uma pequena parcela de pessoas de uma pequena cidade?
Motivos para usar o anúncio convencional
- Atinge grande números de pessoa;
- Contato direto com quem você quer atingir;
- O caminho até alcançar o marketing boca a boca ainda é mais fácil;
- Público com idade mais avançada ainda é relutante ao marketing online, e mais adepta ao convencional;
- De acordo com o IBOPE, em 2014, 57% das pessoas ainda assiste televisão por longos períodos de tempo;
Anúncio online: estratégias a adotar
O anúncio online ganhou corpo nos últimos anos, sobretudo com as novas estratégias surgindo. Muito além das redes sociais, como o Facebook Ads ou Instagram Ads, por exemplo – que são eficientes -, a ideia é trazer a inovação.
O Google Ads chegou para definitivamente transformar a aba de pesquisa do Google em uma tela de anúncio e útil ao mesmo tempo.
Isso porque, com links patrocinados, é possível oferecer um conteúdo de qualidade ao usuário, que o fará retornar, como também aparecer nas primeiras posições do maior buscador do mundo.
Além do Google Ads, o SEO (Search Engine Optimization) cresceu. O uso de palavras-chave regionalizadas também foi impulsionada, permitindo que pequenos centros encontrem conteúdo de forma mais rápida e prática.
A aliança entre os dois é precisa e necessária. Afinal, enquanto um fisga, o outro mantém. É o marketing de anúncio online em colaboração com o marketing de conteúdo.
Afinal, atualmente, as pessoas buscam por soluções de problemas na internet. O Marketing de Conteúdo, inserido nos anúncios online, é o que proverá a vontade do usuário de retornar.
Benefícios do anúncio online
- Cerca de 70% da população tem acesso a internet;
- Maior fonte de informação de quem tem acesso online é pela internet;
- Número de usuários cresce abruptamente;
- Para encontrar soluções para problemas, a busca no Google é sempre a primeira opção;
- Anúncios online são segmentados, e destinados ao público desejado;
- Custo/benefício que se paga;
- Cria fãs, proporciona credibilidade e promove a marca como especialista;
Anúncio online ou anúncio convencional: qual você prefere?
Por que preferir quando se pode aliar o anúncio online com o convencional? Tudo é variável conforme sua estratégia, público-alvo e produto.
Contudo, vale ressaltar que o anúncio online tem ganhado corpo como uma oportunidade, sobretudo financeira, para crescer.
Além da possibilidade de segmentar os anúncios, o investimento se dá conforme a conversão é feita.
Ou seja, você só paga quando o anúncio é devidamente visto por um usuário. Não há o risco do outdoor que não é visto, da propaganda de TV que é ignorada ou da página de jornal que é folheada.
O anúncio online foi esquematizado para ser visto. Basta ser atrativo, convidativo e vendível! Com o perdão da última palavra inexistente, a Good Ads é capaz de criar isso para você.