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Bomboclaat: o que é este termo que tem invadido as redes sociais?
O Bomboclaat, para ser direto e sem enrolações, trata-se de um termo de origem jamaicana, pelo qual os usuários da rede social são convidados a escolher uma determinada legenda para uma foto/vídeo.
Dessa maneira, os usuários podem repostar a publicação captada e indicada com bomboclaat, e assim criar uma legenda pessoal para a publicação.
Servindo como uma espécie de tag para fácil localização dos usuários, o bomboclaat é um convite para o compartilhamento, a repostagem e, dessa forma, a propagação de um determinado meme que pode ter inúmeros desdobramentos.
O bomboclaat na prática
Como já mencionado, o termo tem origem jamaicana, e, tal qual sua descendência estipula, o jargão expressa o significado de surpresa, irritação ou até estranhamento/curiosidade.
Contudo, entre os usuários da rede social, sobretudo no Twitter, ele se alterou para algo como “explique essa foto” ou ainda “crie uma legenda para isso”.
De acordo com os dados coletados do Google Trends, ferramenta vinculada ao Google que monitora demais pesquisas na internet, o “bomboclaat” viralizou definitivamente no último trimestre de 2019, mais precisamente em outubro.
Vale destacar também que o termo jamaicano, no seu país de origem, é também utilizado como um palavrão. Na Jamaica, de acordo com o Urban Dictionary, o jargão é uma expressão de raiva que se refere vulgarmente a papel higiênico e absorventes menstruais.
Originado no Twitter
Originário do Twitter, que acumula seus memes próprios, o bomboclaat foi utilizado pela primeira vez, ao que tudo indica, em meados de setembro, pelo usuário @rudebwoy_lamz.
Na oportunidade, a imagem era de um personagem do desenho animado catdog. A publicação compunha duas imagens do ratinho que aparecia em sua toca, e logo depois dava meia volta e retornava.
Os usuários não perderam tempo, e logo compartilharam o viral, dando uma legenda pessoal para a imagem aparentemente simples e de pouco sentido inicial.
Como usar o bomboclaat em uma estratégia digital?
Essa estratégia não serve apenas para o bomboclaat, mas sim para vários termos que acabam invadindo invariavelmente o Twitter.
No mês de julho, a tag “sco pa tu manaa” também acabou virando um hit na rede social. Seu significado era algo como “o que isso te lembra”.
Logo substituída pelo bomboclaat, a “sco pa tu manaa” sequer foi reconhecida por usuários de outras redes sociais. No entanto, colocar uma foto que agregasse a tag trazia uma interação primorosa com os usuários da rede social.
É desse forma que o bomboclaat, ou ainda qualquer outro termo que surja em seguida, também se portará.
A ideia é sempre a interação dentro da rede social, e a participação ativa entre perfil e demais usuários do site.
Atividade constante na rede social
Utilizar o Twitter como estratégia digital pode ter um efeito extremamente positivo, ou sequer produzir um efeito.
O importante é estar alinhado com os usuários da rede social: participando, comentando, fazendo tags e assim por diante.
Por essa razão é fundamental constituir uma estratégia muito bem pensada, e que seja, além de adequada, condizente com a expectativa dos usuários da rede social.
Afinal, o público do Twitter é muito diferente do Instagram e do Facebook, tendo um jeito próprio e particular de se comunicar dentro dessa grande bolha websocial.
Bomboclaat: os termos surgem e desaparecem no mesmo ritmo
E assim como o “sco pa tu manaa”, o bomboclaat também perderá seu trono. Mais enfraquecido desde que surgiu, ele ainda permanece como um meme exclusivo do Twitter.
A importância, porém, em quem quer constituir uma estratégia digital consolidada dentro da rede social é estar atento ao que está em alta, o que se comenta e como isso pode impactar na sua empresa.
Dessa maneira, o contato mais aproximado com o usuário será mais eficiente, e a estratégia elaborada promoverá frutos no futuro.
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