Dicas, Marketing Digital
Coronavírus: por que o home office virou a melhor opção?
A pandemia no novo coronavírus, o Covid-19, acabou assustando a todos. Sem dúvidas é um momento delicado para todos, vide o que já se observou na China e o que ocorre na Itália.
Uma mobilização mundial tem se formado para o combate à doença. E o que cada um de nós, em pequenas ações, podemos fazer para igualmente frear essa pandemia.
Bom, em primeiro lugar é sempre importante buscar fontes de informações confiáveis e evitar tutoriais milagrosos da internet. O momento exige informação concisa e real, acima de tudo.
Como uma agência de marketing online, a Good Ads se pauta em fontes oficiais, alertas do ministério da saúde, bem como atualiza-se em sites com responsabilidade, como o caso do Dr. Dráuzio Varella.
Contudo, como uma agência de marketing online, com uma equipe que trabalha home office, o que podemos fazer é passar um pouco dessa rotina; dessa atual necessidade em trabalhar de casa.
Agências devem apostar no home office
Obviamente que o contato direto acelera muitos processos do dia a dia. Entretanto, até que ponto é realmente necessária uma exposição quando se trabalha em uma agência de publicidade, propaganda ou marketing?
Com o advento da internet, a comunicação sofreu um encurtamento para contatos. Skype, Discord, Hangouts, Whatsapp e assim por diante.
Há muitos mecanismos capazes de estreitar o contato. Compartilhamento de tela via aplicativos, Google Docs, Email, Trello, Asana… as ferramentas utilizadas são de fácil acesso e permitem uma comodidade que outros trabalhos impossibilitam.
Enfim, é realmente necessário o contato em meio a uma pandemia como estamos vivendo?
Mudar o estilo de vida e de trabalho
Atualmente o maior erro em meio à pandemia é ignorá-la como se fosse um pequeno problema. Como algo passageiro, simples e que “logo será contornado”.
Na realidade, o grande problema está em enxergar uma gota onde há um tsunami. Na Coréia do Sul, por exemplo, o governo já instituiu o teste rápido de detecção coronavírus, que não leva dez minutos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já alertou sobre o controle dos voos comerciais vindos da Europa, sobretudo de solo italiano.
A Alemanha já iniciou uma campanha forte de combate ao covid-19 sem casos mais graves da doença repercutindo.
No Brasil, porém, o problema corre solto, e soluções se arrastam, como medidas de prevenção bastante escassas.
E o que se pode fazer para frear isso? É impossível pontuar tudo a ser feito, mas fazer o mínimo já ajuda significativamente.
10 medidas que as empresas devem tomar para combater o coronavírus
Pensando nisso, a Good Ads foi pesquisar a fundo sobre o coronavírus e em como auxiliar a freá-lo, de um modo a garantir a segurança de todos.
Assim, selecionamos 10 medidas que toda empresa deve tomar para combater a pandemia que virou assunto no mundo todo.
- Recomendações e informações diárias a funcionários sobre o que fazer para evitar o contágio;
- Cancelamento de viagens de deslocamento, seja nacional ou internacional, sobretudo utilizando o transporte aéreo;
- Uso indispensável do álcool gel, sempre tendo-o próximo, bem como um reforço na limpeza de maçanetas, portas, vidros e mesas;
- Criação dos chamados comitês de crise que buscam dialogar com todos os setores da empresa;
- Triagem de visitas nos espaços de convivência;
- Encontros entre as pessoas devem ser rápido, com o mínimo de pessoas possível e manter uma distância segura de uma para a outra;
- Flexibilização nas escalas de trabalho;
- Restringir elevadores para a equipe de limpeza;
- Fim de reuniões físicas no momento, optando-se sempre por videoconferências;
- Adotar o home office sempre que possível;
Home Office: a salvação profissional em um momento tenso
O home office é uma tendência no mercado atual. Nós mesmos, da Good Ads, somos uma agência online, espalhados por quatro cantos, e isso nunca dificultou contato, seja entre quem integra a equipe, como quem é cliente da agência.
Por esse motivo o home office pode ser o atalho para evitar que o vírus se alastre, e ser, acima de tudo, a salvação profissional em meio a uma crise que exige o afastamento entre todos, infelizmente.