Google Ads, SEO

Etapas para criar estratégia digital para micro e pequenas empresas

Investir em marketing digital virou praticamente uma obrigação dentro do concorrido. Correr contra grandes empresas não é tarefa fácil, mas é possível tentar diminuir a distância através do meio online.

Antigamente a propaganda era algo mais caro, mais trabalhoso e um privilégio apenas para os grandes. Hoje, a propaganda ficou mais democrática, com as infinitas maneiras de divulgar na internet.

Google Ads, SEO, redes sociais e assim por diante. São várias diferentes formas de divulgar conteúdo, informações de produto ou serviço e maiores detalhes da empresa. Tudo isso sem gastar fortunas!

Micro e pequenas empresas têm crescido vertiginosamente, e o investimento em marketing digital pode ser um fator determinante para que a empresa cresça em meio a grande concorrência.

15 benefícios do marketing digital para micro e pequena empresa

  1. Ter presença online para ser facilmente encontrado por potenciais clientes;

  2. Estar em todos os cantos do meio digital, seja Google, seja Redes Sociais;

  3. Gera engajamento com potenciais compradores (famosas personas);

  4. Interatividade para aproximar empresa e cliente;

  5. Agrega credibilidade à marca;

  6. Torna a empresa referência como especialista no assunto;

  7. O marketing digital acompanha a chamada jornada de compra do cliente; do encontrar ao finalizar a compra;

  8. Conquista e fideliza o cliente, principalmente se oferecer um conteúdo que agrega;

  9. Promove ganho de autoridade à marca;

  10. Ajuda a competir com empresas de grande relevância;

  11. Público segmentado, seja por local, idade ou gênero;

  12. Possibilidade de personalizar ofertas e promoções para rápido acesso do público;

  13. Resultados de curto (Google Ads), médio (Redes Sociais) e longo (SEO) prazo;

  14. Análise, estudo e mensuração dos resultados, sobretudo com o Google Ads;

  15. Melhor custo-benefício do mercado, sobretudo se tiver uma agência de marketing online por trás;

Como criar estratégias de marketing online para pequena empresa

É necessário, acima de tudo, organização para estabelecer a estratégia digital de uma empresa. Existem cinco etapas básicas para estabelecer uma estratégia de marketing digital na micro e pequena empresa. Confira!

1) Conhecer o seu público

Sem conhecer o seu público, nada vai para frente. Ele é local ou está espalhado pelo país? Qual o gênero predominante? Qual a idade? Além destas, outras várias perguntas exigem uma resposta.

Os detalhes do estabelecimento da persona são imprescindíveis para dar partida nas estratégias de marketing online.

2) Ter presença nas redes sociais

Ter presença nas redes sociais não é apenas fazer um ou dois posts por dia. É fazer posts que interajam com o público sem medo de não ser respondido. Afinal, sua página está começando, é normal que poucas pessoas sejam alcançadas.

Contudo, dê prioridade a questões que provoquem interação, instiguem o diálogo e estabeleçam uma relação entre empresa e público.

3) Oferecer conteúdo que agregue

Atualmente o marketing de conteúdo tem grande parcela na conversão de potenciais clientes. Isso porque ele trabalha nas lacunas das dúvidas; dos problemas. Como solução, ele aparece na forma de respostas às questões que incomodam usuários.

Ou seja, ao procurar algo no Google, o usuário poderá encontrar o seu site, e, caso consiga solucionar o problema através do seu artigo/vídeo/podcast, o retorno ao site para efetuar compra/contratação cresce abruptamente.

4) Tornar-se parceiro do Google

O Google Ads virou uma ferramenta indispensável para a micro e a pequena empresa. Através de anúncios pagos, o seu site pode alcançar rapidamente as primeiras posições do Google.

Sendo assim, é um marketing digital com resultados a curto prazo, que, quando aliado às redes sociais, e ao SEO, facilita na conversão de potenciais clientes.

5) Contratar uma equipe com um plano de marketing online

O desejo por fazer tudo pode ser um verdadeiro “tiro no pé”, como diz o jargão popular. Contratar uma equipe profissional para estabelecer presença online é, sem dúvidas, essencial para uma estratégia de marketing online.

A Good Ads tem uma forma redonda de trabalhar, e organiza estas ideias conforme a situação de cada cliente. Ou seja, apesar de ter um mesmo ponto de partida, os caminhos serão desenhados de modo diferente.

O marketing digital não possui uma forma de bolo. Ela é adaptável (e deve ser), a fim de criar um modelo único de propagação na web.

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