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Importância das redes sociais para o marketing digital – Pequenas Empresas

Uma pequena empresa precisa sempre desdobrar um funcionário em três ou até quatro. É a realidade de centenas de milhares de brasileiros que tentam a vida começando por baixo e subir a escada rumo ao sucesso.

Você se identifica com isso? Seja com seu pequeno e-commerce, sua ideia, seu serviço, seu produto. Você sabe que precisa aparecer. Você precisa de marketing por trás.

Afinal, do que adianta um e-commerce sem compradores? Uma ideia sem admiradores? Um serviço sem clientes? Um produto sem interessados? Enfim, como fica? 

Pois é, com tantas coisas a serem feitas, desde as burocracias naturais, ao atendimento ao cliente, fechamento de uma venda, contato com fornecedor e ainda ter o tempo necessário para aparecer cada vez mais.

Ao chegar no teto do trabalho, o que fazer? O que fazer quando já não há como dar conta de tudo e os clientes novos não aparecem? Como, então, dar o próximo passo?

Essas perguntas parecem realmente um interrogatório policial. Essa é a intenção! Afinal, você está entre a cruz e a espada. Você sabe do que precisa, quando precisa e da forma que precisa.

Você precisa aparecer! 

Por que utilizar as redes sociais para pequenas empresas?

Ter um site elaborado pensando em alcance orgânico ainda é um sonho distante. Então, por que não investir em uma rede social elaborada para aparecer para o público?

Uma rede social organizada, que investe em conteúdo e fornece isso ao público têm maiores chances de desencadear novos clientes. 

Assim, os clientes criam um canal de vínculo com sua microempresa. Um local de maior proximidade. O 1 para 1 que, finalmente, é alcançado e que traz o cliente para participar da construção da pequena empresa.

Como selecionar a rede social para minha pequena empresa?

Pensando nisso, o primeiro passo a ser dado é selecionar a melhor rede social para sua pequena empresa. Nada de abrir contas em vários sites. O ideal é focar na criação para um em específico.

Dessa maneira, criam-se raízes para o seu público-alvo. O público-alvo que, antes de tudo, precisa ser definido. Após isso, como, então, selecionar a melhor rede social para a sua pequena empresa? Descubra!

Instagram: público jovem e imagens em excesso

O Instagram é destinado a um público mais jovem, com média de 18 a 35 anos. Seu público se encontra nessa faixa etária? Então investir em conteúdo para o Instagram é o canal para sua pequena empresa.

Aliar conteúdo visual e textual é fundamental para construir uma relação direta com seu público-alvo. Além disso, também se faz necessário deixar aberto os canais de contato direto, no caso as famosas DMs (Direct Messages). 

Facebook: popular e facilidade no contato 1 para 1

Atualmente a debandada do Facebook cresceu. Criar uma página no Facebook é compreender que a plataforma funciona muito mais por conteúdo pago do que qualquer outra coisa.

Contudo, ainda é um recurso quando falamos de popularidade e engajamento. Isso porque, caso se consiga criar uma comunidade na plataforma, as chances de retorno são enormes.

Um público-alvo de 35-50 anos e muito fiel. O Facebook ainda é um ótimo recurso, mas requer uma estratégia muito bem fomentada e pensada.

Twitter: interação e divulgação de ideias

No Twitter, exige-se uma participação ativa e muito mais presente. É dar uma cara à pequena empresa, estar atento aos Trends e participativo. 

Um exemplo de case de sucesso é a Lu da Magalu ou a Nath Natura. Talvez criar um personagem carismático por trás pode ser uma ideia. Já imaginou se viraliza a ideia?

TikTok: apresentação e popularização do talento

Você já imaginou concentrar estratégias digitais no TikTok? Pois é, a rede social tem feito muito sucesso no Brasil e no mundo. Com um algoritmo que beneficia, inclusive, o pequeno criador de conteúdo, ele é potencialmente viral.

Pensar em uma estratégia de oferecimento de conteúdo único, duetos, trends e afins é uma dedicação mais necessária, embora com potencial de expor a marca.

YouTube: produção de conteúdo constante

Um pouco mais complexo, mas pode ser uma alternativa também. Exige um pouco mais que as outras redes sociais, embora seja um case muito bom para explorar.

Concentrar conteúdo no YouTube exige um investimento em equipamento e edição. Entretanto, se for do gosto do microempresário, pequeno empresário, as chances de fluírem boas ideias são grandes.

Linkedin: rede social de aspecto profissional

O Linkedin é uma rede social que integra mais as pessoas de empresas, conteúdos profissionais, cargos, treinees, etc…

Como se fosse um currículo que você pode atualizar a todo momento e trazer novidades sobre sua vida no mercado de trabalho, o público é mais voltado para o B2B (Business-to-Business) e então funciona de forma diferente das outras redes sociais.

Quer atrair um público legal no Linkedin? Traga novidades da sua área de trabalho, artigos científicos interessantes, vídeos do Ted Talks…

Por que escolher só uma rede social para minha pequena empresa?

Há uma tendência dentro do marketing digital que vai muito além de apenas de converter novos clientes. Claro, converter clientes sempre é a essência das estratégias digitais.

Entretanto, mostrar-se ativo é tão importante quanto. Mas, o que seria se mostrar ativo? Bom, sabe quando você tem dúvidas se uma loja ainda está funcionando? É quase isso.

Estar ativo nas redes sociais é mostrar engajamento com seu conteúdo criado, com seu público e o seu produto/serviço.

Consequentemente, as pessoas interessadas notam a confiança e a presença da pequena empresa no meio digital. Assim, aparecendo, tem-se resultados muito mais expressivos e, obviamente, um engajamento e conversão maiores.

Afinal, antes de converter e engajar, você precisa, primeiramente, aparecer. E aí, vamos nos fazer presente, então?

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