Conectados
O mundo invertido! Como seria o mundo sem o marketing digital?
Exercitamos esse acontecimento e tentamos pensar em um mundo sem marketing digital. Sem internet, Sem computadores, Sem redes móveis, Sem smartphones.
Enfim, tudo nos conformes. Entretanto, a tecnologia não evoluiu, e a internet, infelizmente, não atingiu o ápice esperado.
É isso mesmo. Neste mundo não existe o marketing digital, SEO, Google Adwords, Adsense e demais ferramentas do Google. Já pensou?
Bom, nós pensamos. Imagine como se todo o marketing tivesse ficado estagnado no convencional.
Permanece em rádios, em televisão, em jornal, em revistas… da forma que todos conhecíamos no final do século XX e início do século XXI.
Um modelo ainda como um “tiro no escuro”, afinal você não sabia a receptividade do público com o anúncio até que um espaço de tempo fosse respeitado.
Tudo muito mais lento. Tudo a passos curtos. Tudo muito mais rudimentar, por assim dizer. Um mundo invertido, onde o marketing digital não existe. Quais seriam as desvantagens disso?
O mundo invertido sem marketing digital
Um mundo invertido como Stranger Things, praticamente de volta aos anos 1980 e 1990. Uma época mais simples, onde a internet ainda galga passos lentos, e o grande público sequer tinha acesso.Para investir no seu produto ou serviço, é necessário criar uma propaganda em uma veículo de comunicação que atingisse o público.
Então você vai até esse veículo, pensaria em um anúncio (mesmo não tendo experiência com isso) e o coloca em um jornal, rádio ou televisão (caso tenha investimento alto para tal).
Paciência é uma virtude, jovem gafanhoto. Não há como acompanhar qualquer tipo de receptividade do público. Conta-se com a sorte de que aquele anúncio ataque alguém e o chame a atenção.
É algo arriscado anunciar em veículos convencionais. Por meio disso, muitas vezes pequenas e médias empresas ignoram essas estratégias, e apostam em folders, imãs de geladeira, chaveiros e demais brindes.
É uma forma mais segura. Baixo investimento, e buscava atingir diretamente o consumidor que vinha até a pequena empresa.
Limitação é a palavra para um mundo sem marketing digital
Foi possível perceber que a criatividade não é explorada ao máximo em um mundo sem marketing digital, certo? Não se foge muito do convencional para as grandes empresas, e do básico para pequenas e médias.No marketing digital todos se igualam. Isso porque com um baixo investimento inicial, é possível realizar estratégias enormes.
Há campanhas de marketing com cifras astronômicas que sequer atingem da forma que uma campanha de pequena empresa bem estipulada alcança.
É importante alertar para isso: o que vale no mundo do marketing não é quantas pessoas você alcança, mas sim quantas atinge.
Do que adianta alcançar 1 milhão e prospectar 1 mil? Vale muito mais prospectar os mesmos mil em uma campanha que alcance 10 mil.
O sucesso da segunda pode ser muito mais bem notável do que a primeira situação. E sim, atingir 1 mil em 10 mil é possível elaborando-se a estratégia correta, mirando o nicho apropriado e adotando a linguagem correta.
Para além da criatividade, porém, a limitação do marketing digital se estende a outras esferas.
O que se perde em um mundo sem marketing digital?
Perde-se, além do grande espaço para publicidade, a possibilidade de avaliar a própria campanha em tempo real. Métricas, perspectivas e receptividade do público.Os dados não mentem, e uma campanha bem analisada tem chances maiores de dar certo do que aquela no escuro.
É o ponto importante a se atentar à importância de investir em um bom coordenador de marketing digital.
As métricas exemplificam o que está dando certo e deve ser mantido. Bem como eliminar aquilo que não está tendo boa receptividade.
Dessa forma, o marketing digital vem como um alicerce ainda na tomada de decisões, assim como também na análise dos resultados apresentados.
No mundo invertido sem marketing digital esses dados eram um verdadeiro sigilo, pois não havia forma de saber as reações do público-alvo em relação à campanha criada. Os indicadores seriam meras previsões.
Está esperando o que para aproveitar esse privilégio do mundo com marketing digital?
Por que não aproveita que esse mundo invertido sem marketing digital só existe nesse texto e começa a investir no marketing digital que é real?Aproveitar as oportunidades, planejar estratégias e expandir seu negócio. Atualmente o investimento em marketing digital no Brasil é muito baixo.
Ao todo, menos de 50% das empresas fazem investimentos – significativamente variáveis entre eles – em campanhas de marketing digital.
Das que investem, mais de 50% já admitiram ter dificuldades com as campanhas e estratégias.
Quer uma dica mais do que especial? Contratar um especialista no assunto é fundamental para o assunto. Afinal, você jamais chamaria um eletricista para fazer um trabalho de TI, certo?