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O que é Hype? Qual a importância?
O hype é uma expressão muito utilizada, sobretudo, na internet, entre os mais jovens, na realidade. Contudo, ela tem uma origem muito mais formal do que se pode imaginar.
A palavra hype é originada de hipérbole, ou, do inglês, hyperbole. A figura de linguagem possui os mesmos significados em português e inglês, sendo um exagero propositado para definir algo.
Sendo assim, o hype é a exaltação de algo, a ponto de ser exagerado, ainda assim propositalmente, para que isso apareça de forma ‘hypada’ (exagerada) para outros.
Desta maneira, o hype é essa maneira inusitada de propaganda entre pessoas; tal como uma forma de marketing boca a boca no meio online.
Por que o Hype deve ser adotado como estratégia de marketing online?
O hype deve ser adotado visando uma estratégia digital toda por trás. Não é simples criar toda essa identidade e valorização de um produto online.
Por esse motivo é sempre fundamental entender como tudo é nichado na internet. É mais importante ser engajado a um pequeno grupo do que simplesmente focado em um grande grupo.
Dessa maneira, dentro desse grupo engajado, é notável que as vendas serão muito mais alavancadas, uma vez que esse grupo será não só comprador, como também divulgador.
É dessa forma que o hype cria cadeias de divulgação. Afinal, divulgar um produto porque se gosta dele é muito mais eficiente do que qualquer propaganda ou merchan.
Por isso a estratégia deve focar em três passos: i) como ingressar no nicho; ii) qual a linguagem desse nicho; iii) para quem é a mensagem do produto.
Através desses três passos, o conteúdo pode ser elaborado em cima da proposta do produto, e assim criar o hype em cima dele. O importante é sempre direcionar o produto para que ele cresça sozinho.
Importância do hype
Exemplo disso aconteceu recentemente, quando o jogo Fortnite, da Epic Games, propagou o show que seria realizado dentro do próprio game, com o rapper Travis Scott.
Durante um tempo, a desenvolvedora do jogo utilizou algumas estratégias para criar ainda mais vontade nos jogadores de acompanharem o show.
Assim, até mesmo quem não é fã do cantor desejou assistir ao show, pois estavam “no hype”. E é esse o estágio a alcançar: o da vontade; o do exagero; o da hipérbole.
Tudo o que foi criado deve ser exaltado, dentro da realidade, e, assim, criar uma expectativa. É dentro dessa expectativa que a pessoa viverá, e é por ela que será a divulgação.
As formas são diferentes de alcançar o ‘estado de hype’
Claro que alcançar o estágio não é tarefa fácil, afinal são muitas variáveis que atravessam o caminho até alcançar o hype.
Além disso, os setores também terão forte influência nisso. É diferente quando se trata de música, games, marca de roupas e assim por diante.
Fora que, ao alcançar o estado de hype, é necessário manter o grupo nesse estado – o que é uma tarefa mais difícil.
Um exemplo é a Supreme. A marca alcançou um grande estágio, popularizou-se, mas já fugiu do grande grupo. Atualmente, ainda se mantém no topo, mas nichado.
Querendo ou não é o nicho o objetivo, e o hype está concentrado nisso, pois delimita quem está vendendo (e propondo estratégias para tal) e quem está comprando (apoiando a marca).
Benefícios de estar no hype
- Cria-se fãs dentro de um determinado nicho;
- Público mais focado, com estratégias direcionadas;
- Persona muito bem definida;
- Pública-alvo homogêneo;
- Adota-se algo que vai “além” da marca ou do produto;
- O marketing boca a boca do meio online;
- Identifica-se como marca sólida no mercado;
Construção do hype
Enfim, construir o hype exige um trabalho a passos curtos e com cuidado. Afinal, é como levantar um prédio. Exige-se todos os passos básico, como fundação, estrutura, acabamentos e, por fim, a estética que será o visto e admirado pelas pessoas.
Contudo, há todo um suporte para trás a ser construído antes. É a partir dele que a construção do hype se dá, e para cada projeto há uma forma diferente de se lidar.
E você, já via o hype como uma forma de estratégia digital dentro do marketing online? Pois bem, ele já engatinha no mundo digital.
No entanto, em pouco tempo, o objetivo das agências ao pegar um produto ou serviço será único: hypar.
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