Good Ads, SEO
O que há na segunda página do Google e como ela pode ser importante para seu negócio?
Quantas vezes você já não ouviu que seu negócio precisa estar na tão almejada primeira página do Google? Pois é, talvez todo mundo ao seu redor já deve ter dito isso para você.
Não seremos nós que faremos diferentes, afinal é o objetivo de todo o empreendedor/criador de conteúdo estar na primeira página do Google.
Existem, porém, alguns passos até chegar lá, como também outros métodos de se destacar entre elas.
Conseguir um lugar na seleta lista da principal página do Google para uma pesquisa não é tarefa fácil.
Afinal, existe o grupo seleto. No entanto, as variáveis de algoritmos costumam mudar quando se passa da primeira página e se alteram muito quando mudamos para a página seguinte, a de número dois.
Assim, te perguntamos, você já esteve lá? Pois é, parece um lugar um tanto quanto inóspito, mas te apresentaremos um pouco dela.
O que tem na segunda página do Google
A segunda página do Google é, na verdade, um tesouro encontrado para quem deseja alcançá-la, preparar-se e logo em seguida lançar voo rumo à primeira página.
Ao pesquisar algo do seu desejo, digamos, “comprar notebook barato”, você verá na primeira página do Google:
- alguns links, em torno de cinco no total;
- o mapa para SEO local, pois privilegia as lojas da região;
- promoções e exemplos expostos no Google Shopping;
- links de site otimizados e com o SEO em dia;
- vídeos de grande engajamento no YouTube;
- pesquisas relacionadas;
Nota-se, assim, um macro de opções. Tudo bastante delimitado, espaçado e muito bem organizado. Estar ali é, sem dúvidas, um deleite.
Afinal, se seu negócio é local, ele aparece no mapa. Se seu negócio é abrangente para o Brasil inteiro, todos te encontram. Se seu negócio tem preços competitivos ele estará no Google Shopping. Se seu conteúdo agrada ao público, ele estará ali.
Enfim, grande parte das pessoas sequer passa da primeira página do Google. Segundo estudos, 75% dos usuários já encontram o que procuravam na primeira página de pesquisa. Mas… você já reparou que ainda sobram 25%?
Não estamos falando de 100 pessoas ou de 1000 pessoas. Estamos falando de milhões de pessoas que fazem centenas de buscas mensalmente. Dá para ter ideia do quão valoroso é isso?
Quando falamos da segunda página do Google, também falamos em rotatividade. Afinal, quando pulamos a primeira página, o que se vê é o micro.
- cerca de 10 links com alguns anúncios;
- Google Shopping;
- poucos vídeos do YouTube;
Um espaço mais confortável e fácil de ocupar quando pensamos em atrair aqueles 25% que não se encontraram na primeira página.
Um passo de cada vez na busca por evidência
É por isso que o trabalho deve ser um processo constante. Para morder e abranger o mais próximo de 100% da sua audiência, é necessário galgar esses passos. Trabalho de formiguinha mesmo!
A segunda página do Google é mais fácil de alcançar do que a primeira. Muito mais fácil, diga-se de passagem. Isso porque a rotatividade é maior, uma vez que os sites se alternam constantemente a partir das mudanças de algoritmo.
Dessa forma, trabalhar o SEO/palavras-chave, os Ads e o Conteúdo produzido é tão importante. Contando com essas estratégias, o caminho para a primeira página do Google está trilhado, enquanto o ponto de parada momentâneo é a segunda página.
Fazer seu negócio ser diferente
Ser diferente é a base do marketing digital. Não existe receita de bolo. Quando você está buscando concorrer com a palavra-chave ou as buscas por “notebook barato”, por exemplo, por que, então, não atingir essa parcela da população com um jeito diferente?
“Notebook barato rápido”, “Notebook barato para home office” ou ainda “Notebook barato menor preço”. Atingir e segmentar palavras-chave pode ser muito mais interessante para conseguir habitar o inóspito (mas importante) mundo da segunda página do Google.
E você, já foi lá hoje? Deveria!