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O que são Hashtags? O que é #? O que Hashtags tem a ver no marketing digital?

A hashtag é um termo utilizado na internet que precede o símbolo da cerquilha (#). Antigamente, nos primórdios do mundo digital, o nome era sustenido.

Contudo, com a popularização da internet, o termo ganhou um nome, e, inclusive a cerquilha, passou a ser chamada de hashtag.

Originário do Twitter, em meados de sua popularização entre 2008 e 2010, a hashtag se tornou uma tendência. 

Desde sempre, segundo os próprios fundadores do Twitter, a ideia era aglutinar assuntos similares a partir de uma determinada hashtag. 

Ou seja, se você estivesse comentando um jogo do Seleção Brasileira no Twitter, colocava ao fim #Brasil #SeleçãoBrasileira, e automaticamente o seu tweet acompanhava outros que também tratava do assunto.

O uso de hashtags permitiu uma sistematização das redes sociais, e também uma facilitação para acesso ao mesmo assunto e/ou assuntos de interesse. 

Como, quando e de que maneira usar as hashtags

Usar a hashtag não exige muito. Basta colocar o sinal da cerquilha (#) seguido de uma palavra-chave que ditará o seu post. Ou seja, se seu assunto é roupas para bebês, vale colocar a #Mãe, por exemplo, pois esse é o público-alvo do post.

Dessa forma, a hashtag é um método de classificação de post, a fim de ser mais facilmente encontrado por outros usuários que o buscam. 

5 dicas para usar hashtag

Hashtags podem ser excelentes formas de estratégia digital. Além de exposição da marca, ela também integra o post a uma comunidade, de quem pode vir a se interessar pelo assunto/tema do post abordado. 

1) Hashtags resumidas e pontuais

Hashtags não podem passar de três palavras (e estas devem ser excepcionais, inclusive). É sempre importante ser direto no post. O famoso “curto e grosso”. Aborde o nicho e indique com a hashtag o mesmo. 

2) Hashtag é para classificar e não enfatizar

Uma hashtag não deve ser usada para enfatizar uma ideia, mas sim classificar um assunto. Além disso, não use cada palavra com hashtag. Isso prejudica o mecanismo de busca.

3) Hashtag alinhada ao tema do post

Dessa forma, a hashtag deve servir como uma editoria de jornal mais específica. Outro exemplo de hashtag é quando se fala em uma novela. É possível utilizar a #novela e a #NomeDaNovela para especificar ainda mais o post.

4) Confira a ortografia sempre

Sempre é bom conferir se a ortografia das hashtags está correta. O erro de uma letra pode fazer perder o alcance por aquela palavra-chave.

5) Descrição da imagem e o #PraCegoVer

Posts inclusivos sempre têm um bom alcance. Basta fazer uma #PraCegoVer e uma descrição da imagem anexada ao post, sobretudo para publicações no Instagram.

Hashtag empresarial: como a empresa pode usar no marketing digital

Para uma empresa, segmentar o conteúdo é sempre importante. Tendo em vista o público-alvo, classificar um post é uma alternativa fundamental para atingir novos usuários.

Dentro das redes sociais existe uma forte concorrência. Afinal, há uma produção de conteúdo intensa.

Entretanto, com hashtags certas, imagens chamativas e um post de conteúdo adequado ao que o usuário precisa no momento, a certeza é de se sobressair em meio à essa ‘briga’ dentro do meio digital.

Apesar da concorrência, é preciso se reinventar. Além disso: reinventar dentro da reinvenção. Ficou confuso, certo?

É bastante simples: focar em hashtags pouco usadas, mas que possam atingir um bom público. É muito mais fácil em um universo de 100 atingir alguém do que no universo de 100.000.

Por essa razão, a seleção correta de hashtags é imprescindível para uma colocação correta dos posts dentro da concorrência do marketing online.

Instagram em alta para hashtags

O Twitter é uma rede social que, apesar de ter inventado a hashtag, tem um público diferente para atingir com produtos e serviços. Eficiente para algumas campanhas, ele precisa ser secundário nas estratégias.

O foco precisa ser o instagram, pois há uma infinidade de trabalhos que possam ser feitos. Afinal, o Instagram atualmente é a rede social do momento. E marketing digital, meus amigos leitores, precisa estar no embalo do #momento.

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