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O que são influencers e como são importantes para uma marca

Estratégia digital também envolve contatos com personalidades do meio. No meio convencional, anos atrás, havia os garotos-propaganda das marcas/empresas.

Quem não lembra da Bombril, Casas Bahia e afins? A imagem dessas personalidades estava atrelada à imagem da empresa.

Atualmente, dentro das redes sociais, os influencers são o rosto das marcas que realizam inúmeras formas de propaganda: permuta, patrocínio ou ainda parcerias comerciais.

Enfim, os influencers têm o poder de atrelar suas imagens populares a uma determinada marca. Isso, além de elevar o nome do serviço/produto, relaciona diretamente influenciador digital e empresa.

Quais são, porém, as vantagens e desvantagens desse tipo de estratégia? 

O influencer como ‘representante’ da marca online

Um influencer será a voz do produto no meio online. Dessa maneira, ele propagará as ideias, conceitos e até mesmo impressões de uma marca no ambiente digital.

Isso significa um maior número de pessoas interessadas, e uma abertura maior de mercado. Por isso é preciso ser certeiro em três vertentes importantes:

  1. Escolha do influencer com o público certo;
  2. Ter todas as dúvidas na ponta da língua;
  3. Conteúdo para abastecer esse usuário;

Viu como tudo gira em torno do conteúdo destinado ao usuário? Afinal, para manter esse novo visitante, é necessário abastecê-lo. 

Esse conceito abrange diversas vertentes, com vídeos, imagens e, claro, textos. Isso porque é através do conteúdo que esse usuário convocado pelo influencer ficará. É uma forma de complemento.

Contudo, é sempre fundamental atentar-se ao primeiro item: a escolha do influencer com o público certo. Melhor: a escolha certa do influencer.

Estratégia digital arriscada ou uma oportunidade de deslanchar?

Escolher um influencer corretamente requer uma avaliação completa do perfil da pessoa. Uma escolha errada, e a mancha criada na marca pode ser permanente.

Em um caso excepcional em meio à pandemia da covid-19, uma influenciadora em especial acabou quebrando a quarentena, e seu caso repercutiu negativamente na internet.

Não era para menos, e, tão logo, usuários foram atrás das empresas que detinham parcerias com essa influencer, exigindo um pronunciamento e consequente quebra de contrato com a personalidade da web.

O caso repercutiu tanto que a mesma desativou o perfil no Instagram que contava com cerca de 4,5 milhões de seguidores (e vinha em decréscimo), além de ter perdido uma dezena de parcerias em função da polêmica.

Por essa razão é sempre fundamental saber quem se patrocina. Afinal, um caso como esse pode destruir completamente a reputação de uma influencer, e, consequentemente da empresa que a apoia.

No imaginário dos usuários, as duas situações não se separam, e tanto quem financia o(a) influencer, como, sobretudo, o(a) próprio(a) influencer serão estigmatizados pelo erro.

Vantagens da estratégia digital com influencer

  • Exposição maior da marca;
  • Criação de fãs da marca por apoio a uma influenciadora de um determinado público;
  • Estabelecimento da marca no meio digital;
  • Divulgação, avaliação e criação de conteúdo;
  • Audiência engajada;
  • Custo negociável;
  • Diversifica canais de comunicação;
  • Possibilidade de permuta;

Desvantagens

  • Marca atrelada a uma pessoa física;
  • Pode custar um valor muito alto;
  • Retorno em vendas não é garantido;

Influencer não deve apenas ser representante

Um influencer não é um representante ou um embaixador de uma marca. É preciso ter ciência que um influencer é, como diz a palavra, um influenciador.

Portanto, é necessário sempre conduzir a forma de propagação de um produto/serviço em conjunto com a personalidade do meio digital.

Isso porque você não vai querer cometer o erro de indicar o influencer x para o trabalho y. É necessário estudo de público e, acima de tudo, é claro, o retorno financeiro a curto, médio e longo prazo.

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