Conectados, Marketing Digital

O que são Stories? Tik Tok? O que Stories e Tik Tok tem a ver no marketing digital?

Os stories do Instagram já são uma febre há algum tempo dentro da rede social. Nascendo como uma resposta de Mark Zuckerberg (atual dono do Instagram) ao Snapchat, o stories vigorou como a grande aposta da rede social.

Basicamente, é através dos stories que o usuário compartilha momentos na rede social. Momentos que não valeriam uma foto eternizada no feed, mas sim captada por algumas horas (24 horas, geralmente) em um stories. 

Contudo, uma outra rede social vem crescendo com um conceito que se assemelha muito, e ainda assim é bastante diferente ao mesmo tempo. Estranho, não é? 

Afinal, como pode ser igual e diferente ao mesmo tempo? Pois bem, vamos explicar como as estratégias envolvendo Stories do Instagram e o aclamado Tik Tok podem facilmente se alinhar. 

Stories do Instagram: o que é? Por que usar?

Os stories do Instagram são opções práticas de envio de fotos e vídeos que permanecem disponíveis para usuários por apenas 24 horas. 

Após esse prazo, a não ser que ele seja fixado no perfil de quem postou, ele sumirá, e só poderá ser acessado através dos itens arquivados de quem o publicou, ou salvo nos destaques do instagram, se a pessoa colocou por lá.

Para estratégias de Marketing Digital, o Stories serve para alcançar, interagir e apresentar a marca. 

De modo a garantir um abastecimento constante de conteúdo, o stories serve como uma comunicação dinâmica entre empresa e leads. 

Tik Tok: o que é essa rede social do momento?

O Tik Tok virou uma febre no primeiro semestre de 2019, mas foi em 2020, durante o tédio da quarentena que ele abrangeu um grupo maior de pessoas.

Se em 2019 os vídeos eram mais concentrados em um público adolescente, em 2020 criou-se um público mais heterogêneo, e de todas as idades.

Basicamente o Tik Tok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que podem abranger inúmeras temáticas. Redublagens de frases famosas, vídeos curtos de romance e, claro, filmagens cômicas.

O foco do Tik Tok é ser engraçado, buscar a viralização e assim se espalhar pela internet. É nesse ponto que o Tik Tok se sobressai: a viralização.

Como usar o Tik Tok em uma estratégia de Marketing Digital?

Diferentemente de muitas redes sociais, o que é feito no Tik Tok sai do Tik Tok. Isso mesmo! Do Tik Tok é possível aparecer em Twitter, Instagram, Facebook e até YouTube.

O detalhe mais importante é que o user (o @) da pessoa sempre fica exposto, como uma forma de “créditos” pela produção.

Utilizar o Tik Tok visando, assim, a viralização pode ser não só uma excelente forma de propaganda, mas também se inserir no meio online. Afinal, Marketing Digital está relacionado diretamente em estar inserido no meio online. 

5 dicas para usar o Tik Tok para empresa

  • Vídeos do cotidiano da empresa;
  • Trabalho direto com influenciadores do meio digital;
  • Curtas de fácil interpretação e com foco na viralização;
  • Provar ser uma empresa atenta ao meio digital;
  • Estudar o público e assim estabelecer relações diretas dentro da rede social; 

Alinhar stories do Instagram e Tik Tok

Produção de conteúdo é produção de conteúdo. Isso é o que mantém o usuário. Nunca será apenas pelo produto que se fisga a atenção do usuário.

É sempre importante, portanto, ter duas vias de produção de conteúdo viral. O Tik Tok pode adotar uma abordagem diferente de produção dos stories do Instagram.

Inclusive, não só pode, como também deve adotar essa postura diferente. Enquanto o Stories pode ser uma abordagem de linguagem mais séria, informativa e de construção de um relacionamento mais profissional, o Tik Tok pode libertar a criatividade.

Claro, tudo é questão de avaliação de nicho, público e segmento; assim como tudo o que é produzido dentro da rede social.

Presença online é tudo no marketing digital

O Marketing Digital se baseia em presença online. Contudo, é sempre importante um detalhe importante: essa presença deve ser natural e fluída. 

De nada adianta ter perfil no Twitter, Facebook, Instagram, Tik Tok, YouTube e afins, mas não ter conteúdo para abastecimento frequente.

Os algoritmos atuais prezam pela constância de publicação. Sem ela, o perfil acaba alcançando, dia após dia, menos usuários, e isso é prejudicial para a estratégia digital ser consolidada.

Dentro das avaliações é sempre importante definir o norte de estratégias. Quem atingir? Como atingir? De que forma atingir? 

A partir destes três questionamentos, e com conhecimento do público-alvo, é possível montar a estratégia digital ideal para a sua empresa viralizar nas redes.

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